Preta, preta, pretinha

Agora são 6:30 da manhã em Barranquilla, cidade de Shakira, e eu estou dentro do avião voltando para Bogotá. Sai de um sol de 40 graus em Santa Marta para um frio de 13 graus na capital colombiana.

Santa Marta, como eu havia pensando, não é tão linda assim, na verdade SM é como se fosse uma região porque o que conta são os povoados perto.

Fiquei hospedada em Bello Horizonte (quase me senti em casa hehe), em um apê que Clarinha me emprestou (muito, muito obrigada Clarinha). Era um aparte estudio, quarto, cozinha e banheiro.

Meus cumplices neste aventura foram: Tati (UB), Carlo, Carlos Andres y Fernando Brastney (CO). Carlos A. vive em Barranquilla, nosso primeiro destino, e Fernando é colombiano mas mora nos EUA. Conhecemos os dois através de Carlo.


Barranquilla é conhecida como uma cidade feia e sem nada para fazer.
Concordo em parte. Conheci uma zona bem bonita... e a cidade me pareceu pacata.. feita para velhinhos...
Claro, é verdade que não tem muita coisa para fazer, tanto que imos toda a cidade no shopping jejejej


Santa Marta é uma cidade muito pequena que vive do carvão e do porto. Os guias turisticos, dizem, a todos os turistas, que a bahia de SM é a mais linda da Colombia. Nossa!! Mega exageiro.

Na verdade, me contaram que a bahia de SM deixou de ser a mais linda devido a produção de carvão da cidade. O preto que sai do carvão invadiu as paisagens colombianas e tudo ficou meio cinza... parecendo sujo.

Mas SM ainda guarda seus encantos: Parque Nacional Tayrona


Um paraíso a parte. Um amontoado de montanhas que esconde lindas praias e fantasticos corais.
Areia: Branca
Mar: Verde e azul
Natureza: Montanhas, corais
Sentimento: Imensidão,  paz, infinito
Lugar: Tayrona, Colombia

Mas nem tudo é lindo. SM sofre de um mal que choca: se chove imunda.
Em Barranquilla, por exemplo, quando chove ninguem trabalha, a cidade pára. Porque é perigoso sair de casa. Os barranquilleiros são até considerados preguiçosos, porque quase nunca trabalham. Chove 5 dias em uma semana de 7 dias.

Na cidade não á bueiros e isso ajuda no caos das inundações.
Me contaram que foram feitos estudos para tentar resolver o problema, mas chegaram a conclusão que fica mais barato construir outra cidade que canalizar Barranquilla.

Um problema corriqueiro colombiano: falta de planejamento!!

Calor de SM: Não é como Rio ou Salvador, aqui o tempo é seco, e o sol é tão forte que ficamos "pregando", o que nos faz tomar uns 3 banhos no dia.

Esta viagem teve um ar de novidade, não só para mim, porque não conhecia SM, mas também para Tati.
Será a primeira vez que verá o mar ao vivo.
No Brasil, nunca quis conhecer a praia..

Claro! Como uma boa mineira no primeiro dia torrou no sol, sem protetor, e agora não se aguenta.
Ombros quemados... até bolhas...
Acho que é uma pequena-grande insolação.

Carlo está uma mistura de camarão com leite (todo manchado), Carlos e Fernando estão vermelhos, mas normal. E eu.. estou preta, preta, pretinha!!

Até!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário